05/06/2020 às 20:18 Artigos

16 Tipos de Fotografia: Qual é a ideal para você?

128
9min de leitura

Foto: Unsplash - @theoracle

A melhor coisa sobre ser um fotógrafo iniciante é que você está livre para explorar todas as áreas da fotografia. Moda, fotojornalismo, esportes, eventos etc - de posse de uma câmera, você pode experimentar tudo e melhorar sua habilidade ao mesmo tempo.

Mas à medida que você ganha mais experiência em fotografia, perceberá que é difícil dominar um estilo específico se você não se dedicar a ele. Na verdade, pode ser a mesma coisa que poderia impedi-lo de ter sucesso em um determinado nicho.

Neste artigo, ajudaremos você a entender alguns dos nichos mais populares da fotografia, como eles são e o quê você pode utilizar para se destacar em cada um deles.

Foto: Ana Campbell

FOTOGRAFIA DE RETRATO

Começamos pelo mais famoso. O retrato é indiscutivelmente o nicho ou gênero que está na moda. Hoje, praticamente qualquer pessoa com um smartphone pratica retratos fotográficos, pois é natural segurar e apontar a câmera para uma pessoa.

Também conhecida como fotografia sincera, a beleza da fotografia de retrato é capturar a personalidade de uma pessoa, às vezes com o uso de poses. Os fotógrafos profissionais desse nicho normalmente fotografam supermodelos ou personalidades famosas em tapetes vermelhos ou em revistas, mas, em alguns casos, também fazem retratos de família e fotografias profissionais para novos modelos e atores.

Para um retrato mais atraente, certifique-se de estar perto o suficiente para capturar claramente a expressão facial da pessoa.

Foto: Foto: Unplash - Jacek Dylag, @dylu

STILL OU FOTO DE PRODUTOS

Como o nome implica, este nicho de fotografia popular envolve principalmente tirar fotos de objetos. Esse nicho passa para a fotografia de produtos, por meio da qual as agências de publicidade identificam itens fotografados para catálogos, revistas e até outdoors. Você pode apresentar apenas um produto principal ou vários que seguem um tema central, como na foto acima.

Um dos segredos em tirar fotos incríveis de produto é ter uma ótima iluminação, seja ao ar livre ou em ambientes internos. Na fotografia de produto, muitos fotógrafos usam uma caixa de luz, na qual colocam o item de forma que ele seja iluminado de todos os ângulos com luz difusa para eliminar sombras fortes.

Foto Unsplash - Katie Smith, @kate5oh3

FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS

Aqui no Brasil, alguns lugares enquadram como fotografia Still também.

Com as especificações atuais do telefone com câmera, pode ser que não seja necessário usar uma câmera profissional, desde que você tenha um telefone com câmera decente e a iluminação adequada para fotos de alimentos realmente deliciosos.

Apenas certifique-se de que o equilíbrio de branco correto esteja definido para obter cores precisas. Você também pode aumentar a saturação de suas imagens (especialmente os vermelhos e amarelos) para tornar sua comida ainda mais atraente.

Mas se for possível investir em equipamento, invista em um bom tripé e uma lente fixa.

Foto: 

FOTOGRAFIA MACRO

Aqueles que querem imagens verdadeiramente incríveis tendem a gostar de fotografia macro. Capturar objetos para torná-los muito maiores do que realmente são é relativamente fácil, contanto que você tenha o equipamento certo. Você pode simplesmente equipar seu smartphone com um acessório de lente macro clipado ou, para obter resultados de alta resolução mais ideais, use uma lente macro com uma câmera DSLR ou mirrorless.

A macro fotografia macro pode ser utilizada para fotografar desde insetos à jóias que necessitam mostrar pequenos detalhes.

Foto: Teresópolis - Foto: Luiz Guilherme , @luizgdfernandes

FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

Aqueles que gostam de viajar certamente tiram muitas fotos da paisagem. Esse gênero não se limita a fotos horizontais, pois pode ser necessário fotografar verticalmente ao capturar árvores altas, montanhas e qualquer outra coisa que você possa se sentir obrigado a capturar enquanto explora os grandes espaços abertos.

Nessa área também existem possibilidades mais criativas, como a captura  de imagens por meio de drones aéreos para uma visão panorâmica das paisagens, em vez de apenas o nível do solo. Mas, para fotos mais impressionantes, você precisará fazer upgrade de seu smartphone ou de uma câmera digital compacta, investir em uma câmera melhor e usar as lentes corretas para fotografar paisagens e se possível adquirir um tripé.

Foto: Adam Pretty

FOTOGRAFIA ESPORTIVA

A fotografia esportiva é uma área mais profissional (difícil de conseguir bons resultados sem um equipamento profissional) que envolve muita filmagem em alta velocidade. Fotógrafos da área de esportes são normalmente armados com lentes longas e pesadas que são capazes de alcançar onde a ação está e atirar em velocidades rápidas, sem acabar tremidas.

Arenas esportivas são regularmente lotadas de fotógrafos, mas a competição por um espaço ainda é bem difícil. Se você quer tentar a sua sorte em fotografia de esportes, aumente seu ISO para poder usar uma velocidade de obturador rápida, experimente ângulos e esteja preparado para investir em equipamentos.

Foto: Araquém Alcântara

FOTOGRAFIA DA VIDA SELVAGEM

Outro nicho gratificante e bem remunerado é a fotografia da vida selvagem. Devido ao desafio óbvio de capturar imagens boas e claras de animais selvagens sem se intrometer em seus habitats naturais, um trabalho nesse nicho requer uma atualização importante de equipamentos, semelhante à fotografia esportiva e a muitas medidas de segurança.

Nem todo mundo pode ser um fotógrafo de vida selvagem, e é por isso que as pessoas pagam uma boa quantia por esses tipos de fotos. É um trabalho para condições desafiadoras, em algumas das partes mais perigosas, remotas do mundo e que exige paciência e muita dedicação do fotógrafo.

O fotógrafo brasileiro Araquém Alcântara é o fotógrafo que mais vende livros de fotografia da vida selvagem no Brasil.

Foto: Ana Campbell - @anacampbellfotografia

FOTOGRAFIA DE EVENTOS

Fotografia de eventos é um nicho amplo e popular que inclui muitos tipos específicos de eventos, como shows, aniversários, reuniões corporativas e até mesmo casamentos. Geralmente envolve uma mistura de diferentes técnicas de fotografia, pois você pode tirar fotos de tudo, desde pessoas e seus momentos sinceros até o local e a comida.

O que faz um bom portfólio para esse gênero é saber contar uma história com suas fotos, em vez de apenas cobrir o evento em si. será preciso muita prática, particularmente em lidar com pessoas e cobrir um tipo específico de evento. Você também precisará de uma variedade de lentes para gerar com sucesso cada foto da sua "lista" e não perder nenhum momento importante.

No Brasil, os tipos de fotografia de evento mais comuns são: casamentos, batizados e festas infantis.

Foto: Unsplash - @heybeauti

FOTOGRAFIA DE MODA

Quando as pessoas pensam em um emprego na fotografia, muitas sugerem fotografia de moda. Durante décadas permaneceu como um dos nichos mais lucrativos, graças à demanda por publicidade e marketing.

As fotos de moda geralmente apresentam supermodelos e celebridades em roupas, sapatos e acessórios de alta moda. Devido à necessidade de mostrar as roupas, esse nicho geralmente envolve muitas fotos de corpo inteiro. No entanto, também pode envolver algumas fotos, então você pode praticar suas habilidades de retratos se quiser entrar na fotografia de moda.

Dependendo do estilo de roupa, a moda pode levá-lo a qualquer lugar, desde estúdios com configurações de iluminação completas e modelagem de pistas ao ar livre. Se você deseja entrar na fotografia de moda, precisará se equipar com muita habilidade para lidar com diferentes tipos de pessoas, em poses e nos aspectos técnicos e artísticos da arte.

FotoFoto: Elaine Araújo

FOTOGRAFIA RECÉM-NASCIDO

A fotografia de recém-nascidos é essencialmente o mesmo que a fotografia de retrato, mas estamos listando-a como um nicho próprio devido aos desafios únicos que a acompanham. Além de os recém-nascidos serem muito frágeis, seus olhos são sensíveis à luz, por isso, você precisará obter o equipamento certo e aprender a usar sua câmera para aproveitar ao máximo a luz disponível. Os bebês também têm dificuldade em regular a temperatura do corpo, então seu estúdio terá que ser frio ou quente o suficiente, dependendo da roupa do seu objeto precioso.

Nós mencionamos que seus movimentos intestinais também podem ser muito imprevisíveis? O bebê pode ter cólicas e por isso uma sessão de fotografia de recém-nascidos pode ser a mais louca de toda a sua carreira, mas também pode ser a mais gratificante. 

É uma área que requer muito conhecimento e cuidado com o bebê. Não recomendamos iniciar nessa área sem um estudo prévio.

Foto: Alain Laboile

FOTOGRAFIA DA FAMÍLIA

A fotografia de família é uma atividade que vem pegando força nesses últimos anos. é uma atividade em que o fotógrafo pode executar uma sessão de fotos com duração de 02 horas ou realizar o que é conhecido como fotografia documental, passar o dia ou alguns dias com a família para retratar a rotina da família. É um trabalho muito consistente e gera belas relíquias para a família.

Foto: Vivian Maier

FOTOGRAFIA DE RUA

Para aqueles que trazem suas câmeras para todos os lugares e gostam de explorar sua liberdade artística, a fotografia de rua é um nicho particularmente atraente. É um gênero único na fotografia que documenta a condição humana e captura eventos não planejados à medida que se desenrolam, geralmente sem tema ou tópico central. A melhor parte é que você pode usar diferentes tipos de câmeras para fotografia de rua.

Assuntos comuns incluem vendedores ambulantes, comida de rua, crianças, grafite, e muito concreto, às vezes em preto e branco. Eles não precisam necessariamente ser levados às ruas, desde que mostre ou retrate a realidade do mundo exterior.

Essas fotos geralmente aparecem em revistas, blogs e jornais. No entanto, não há uma garantia de renda estável. 

Estudante de medicina cai ao ser perseguido por policiais - Cinelândia RJ - 1968. Foto de Evandro Teixeira

FOTOJORNALISMO

Para não ser confundido com a fotografia de rua, o fotojornalismo é uma área que normalmente cobre cenas e histórias específicas para as notícias. Ele usa elementos de fotografia de rua para tirar fotos objetivas que são mais históricas no escopo. E como eles tendem a ser publicados em jornais, os fotojornalistas profissionais recebem uma quantia em dinheiro por suas fotos, especialmente se forem afiliados a jornais, revistas, editores de livros ou a determinadas agências e organizações.

O fotojornalismo é outro nicho onde se torna crucial capturar fotos não necessariamente perfeitas, mas aqueles momentos sinceros que melhor contam a história.

Foto: João Roberto Ripper

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL

Já ouviu falar de fotógrafos de guerra? Essas pessoas corajosas da imprensa fazem parte do nicho da fotografia documental, juntamente com outros fotojornalistas que cobrem problemas sociais e políticos que são mais significativos historicamente. Como a fotografia de rua, eles capturam emoções cruas e sinceras em situações da vida real e momentos significativos no tempo, mas tendem a receber legendas mais universais, pois não cobrem apenas comícios locais ou qualquer outra celebridade.

Se você pretende tirar fotos atemporais sobre assuntos mundiais ou de presidentes de algumas das maiores revistas, a fotografia documental pode ser para você.

Foto: Marco Korosek

FOTOGRAFIA METEOROLÓGICA

É uma área pouquíssimo explorada no Brasil mas muito bem remunerada em alguns países.

A fotografia meteorológica é basicamente uma fotografia ao ar livre que mostra principalmente condições climáticas diferentes, geralmente severas e extremas, como furacões, tempestades de neve, tempestades de areia, tempestades de granizo e até tempestades com raios. 

Muitos fotógrafos em todo o mundo perseguem tempestades que ameaçam a vida para capturar a beleza daquilo que geralmente somos rápidos em esconder e fugir.

Quando lhe for dada a oportunidade, este nicho lhe pagará bem e lhe recompensará com imagens possivelmente premiadas, mas, se vale a pena o esforço para fotografar e arriscar sua vida, depende de você.

Unsplash - Foto: @dulgier

FOTOGRAFIA DE ARQUITETURA

Se você estiver procurando por um nicho que ofereça um fluxo constante de projetos, talvez seja interessante estudar a fotografia de arquitetura.

Fotos de exteriores e interiores de edifícios e outras estruturas podem ser de grande utilidade para designers, arquitetos e empresas. É uma mistura de habilidade artística e técnica e pode envolver alguns conhecimentos sérios nos elementos da arte e na composição adequada. Esse nicho às vezes pode ser confundido com a fotografia imobiliária, que também envolve fotografar estruturas (principalmente casas, apartamentos ou condomínios) e seus interiores. Você pode tecnicamente alternar entre os dois, pois ambos usam o mesmo equipamento e envolvem muitas das mesmas habilidades.

Se você quiser se tornar um fotógrafo de arquitetura, provavelmente precisará investir em alguns equipamentos adicionais, como uma lente tilt-shift, um tripé de alta qualidade e um nível de bolha.

Então, qual área você se vê atuando ?

05 Jun 2020

16 Tipos de Fotografia: Qual é a ideal para você?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento fotografia fotografia de familia fotografia still macrofotografia newborn social

Quem viu também curtiu

04 de Jun de 2020

Covid-19 - Uma lista de coisas para ajudar nessa quarentena

08 de Jun de 2021

Conexão Fotográfica: Pensando em desistir da fotografia?

06 de Jun de 2020

Fotógrafo registra o seu próprio casamento

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp