Imagem capa - 11 Resoluções Para Você Ser um Fotógrafo Melhor por Brownie41
Artigos

11 Resoluções Para Você Ser um Fotógrafo Melhor



Resoluções de ano novo vem em muitas formas, começar uma atividade física, guardar dinheiro e sim, melhorar questões fotográficas. Abaixo estão algumas sugestões para ajudar você a criar bons hábitos e tornar-se um fotógrafo(a) melhor! Feliz Ano Novo!


DEFINA METAS CLARAS

Todo bom personal trainer irá te dizer que primeiro você deve definir metas claras, tangíveis e específicas e o mesmo é para sua fotografia. Reserve um tempo agora pensando sobre o que você gostaria de realizar (fotograficamente falando) ao longo desse novo ano, o que você gostaria de focar e o que pode fazer para evitar contratempos, medos ou desculpas para não seguir em frente.

Exemplos de Metas:

Meta Indefinida

Emagrecer.

Meta Clara

Emagrecer 5kg com reeducação alimentar e prática de exercícios três vezes por semana.


COMPARTILHE SUAS FOTOS


Compartilhar fotos por meio de mídias sociais tornou-se uma tarefa fundamental no processo fotográfico, mas é importante que você considere que tipo de compartilhamento deve fazer. Existem várias vertentes a considerar quando iniciar ou renovar sua estratégia de compartilhamento de fotos. Para alguns, é compartilhar mais com objetivo de aumentar seu perfil global. Se estiver pensando só nisso, deve compartilhar pelo menos uma foto por dia. Para outros a estratégia é conseguir clientes e nesse deve compartilhar fotos de tendências que poderão chamar possíveis clientes. Ou opte por postar pelo menos uma vez por dia uma foto que você goste. Crie o seu estilo, isso ajudará a atrair clientes com a mesma vibe. 😉

Existem milhares de plataformas. As mais utilizadas para fotografia são Instagram e Facebook.


CUIDE DA SUA CÂMERA


Com certeza você tem um carinho especial pela sua câmera, mas tendemos a não seguir regras de segurança. Então eu pergunto: quem gostaria de perder todo o seu trabalho fotográfico depois de um dia inteiro fotografando? Arrisco a dizer que ninguém. Adote algumas regrinhas básicas para aumentar a durabilidade do seu equipamento. Como por exemplo, deixar a bateria fora da câmera quando não estiver fotografando. Esse simples procedimento aumenta a vida útil da bateria. O mesmo recomendamos para as pilhas utilizadas no Flash. Pilhas podem derreter e danificar os contatos do seu equipamento, por isso, guarde em uma caixinha após o uso. Uma vez por ano procure uma empresa autorizada para realizar a limpeza do sensor da sua câmera. Crie rotinas para deixar suas baterias, pilhas recarregadas e seus cartões de memória formatados. Seus equipamentos terão maior durabilidade e o bolso agradece.


FOTOGRAFE MAIS


Para nós da Brownie41 essa frase é quase um mantra. E essa deve ser de longe a resolução mais fácil dessa lista. Saia e use sua câmera. Se não puder utilizar a câmera DSLR o tempo todo, use o celular ou uma cyber shot mais simples. Tente ser mais criterioso na hora do clique, pense o que deseja dizer com a foto, pense na composição. A prática gera a perfeição. Se precisar de temas para se inspirar a fotografar, indicamos o livro Use Esse Diário Se Quer Tirar Fotos Incríveis de Henry Carroll . Nele você encontrará dicas para temas e tipos de fotografia a realizar e muitos desafios. E ainda estará trabalhando a criatividade.


CONTROLE SEU DESEJO POR NOVOS EQUIPAMENTOS


Agora a coisa ficou séria! Enquanto a resolução acima parece ser a mais fácil da lista esse aqui parecer ser a mais difícil. Brasileiros são apaixonados por tecnologia, novidades e muitos encaram um equipamento novo como status. Controlar o desejo de comprar uma câmera nova, uma lente nova, uma mochila nova…ixi! Complexidade nível alto. Mas é uma boa resolução de ano novo! Antes de comprar um item novo, pense se realmente esse item fará diferença no seu tipo de trabalho e para a quantidade  de demandas que recebe. Se possível, pegue esse item emprestado com um amigo para testar. Crie uma lista de produtos que você sabe que verdadeiramente são úteis e planeje seu orçamento criando uma poupança para comprar à vista.


IMPRIMA SUAS FOTOS


Todos os dias nós vemos milhares de imagens na tela do computador, tablet, celular etc., mas não imprimimos as fotos. Olhar uma foto impressa é diferente. Ver uma foto nas mãos é uma nova perspectiva da imagem. Se estivermos falando de um ensaio (conjunto de fotos) a experiência fica mais intensa. É claro que o LR (Lightroom da Adobe) nos permite criar coleções e por ali podemos brincar com a ordem das fotos e verificar o que fica melhor. Mas impresso é outra história. Você consegue observar melhor os seus pontos fortes e fracos da foto. Começa a ganhar experiência na edição também, porque tem certos erros que só vemos na impressão.Você deve experimentar.


NETWORKING COM OUTROS FOTÓGRAFOS


Networking (rede de relacionamento) é importante para qualquer carreira e uma parte essencial para a gestão de um negócio bem sucedido. E não seria diferente para você fotógrafo, afinal ninguém é uma ilha. E para você fotógrafo (que se diz amador) e que não tem a fotografia como forma de renda principal também pode ser bem interessante. Encontre um grupo de fotógrafos ativos e solidários com quem possa trocar ideias e receber feedbacks. Os grupos do facebook ajudam mas encontrar grupos reais onde façam encontros periódicos  são mais interessantes e produtivos.


ESTUDE HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E HISTÓRIA DA ARTE


A história da fotografia tem quase 200 anos e inclui milhares de artistas talentosos. Estudando a história você encontrará estilos, técnicas e referências que enriquecerão seu trabalho. Você não precisa ficar em um gênero específico também. Só porque você é um fotógrafo de retratos, por exemplo, não significa que você não vai ter alguma ideia valiosa pesquisando fotojornalistas icônicos. Muito pelo contrário, os grandes fotógrafos de casamento por exemplo, em geral bebem na fonte da história da arte e de grandes fotojornalistas.


BUSQUE REFERÊNCIAS


Essa é uma resolução super fácil! Uma boa maneira de aumentar seu leque de referências é ir ao cinema, ler um livro, ver uma exposição, pesquisar um fotógrafo de outra época ou outro país.


“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera;
ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.”

Ansel Adams


TRABALHE UM PROJETO PESSOAL DE LONGO PRAZO


Utilizar parte do seu tempo com projetos individuais é muito bom. Ter um projeto fotográfico de longo prazo durante o ano ou por anos ajuda a garantir que você não terá bloqueios de criatividade. Mesmo que você não consiga sair para fotografar, poderá trabalhar nas edições e planejas as futuras saídas para fotografar. Enquanto estiver planejando seu projeto, procure definir o que você deseja que seja seu produto final, um livro, uma exposição apenas uma coleção de fotos impressas.


VIVA O PROCESSO


É fácil ser orientado para resultados, vivendo e morrendo no sucesso ou no fracasso de nossas fotos mais recentes. Mas nesse ano faça a resolução de estar presente no processo fotográfico e realmente curta e viva no presente o que estiver acontecendo. Isso soa um pouco óbvio, sem sentido, mas se você pegar a câmera para ser estressante ao invés de prazeroso…então, tem alguma coisa errada. Para fotografar bem e ser criativo você precisa estar presente, livre de pré-conceitos e crises internas. O ato fotográfico não é só um registro, é também uma experiência.

Espero que as dicas sejam um ponto de partida para você. E que 2019 seja de muitas  realizações!