Imagem capa - Samsung descobre tecnologia para deepfake com apenas uma foto por Brownie41
Artigos

Samsung descobre tecnologia para deepfake com apenas uma foto

Você sabe o que é deepfake?

O deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real. A técnica que permite fazer as montagens de vídeo já gerou desde conteúdos pornográficos com celebridades até discursos fictícios de políticos influentes. Circulam agora debates sobre a ética e as consequências da tecnologia, para o bem e para o mal.

Houve enormes avanços nos últimos anos na área de “deepfakes” da IA, ou fotos falsas ou vídeos de humanos criados usando redes neurais. Os vídeos falsos de uma pessoa geralmente exigem um grande número de fotos dessa pessoa, mas a Samsung descobriu como criar cabeças de conversa realistas a partir de uma única foto de retrato.

Em um artigo recém-publicado intitulado “Few-Shot Adversarial Learning of Realistic Neural Talking Head Models”, uma equipe de pesquisadores do Centro de IA da Samsung em Moscou, Rússia, compartilha seu novo sistema que tem essa “capacidade de poucos disparos”. A IA da Samsung passa por um extenso "meta-aprendizado", estudando uma enorme quantidade de vídeos. Uma vez familiarizado com rostos humanos, ele é capaz de criar falantes de pessoas que antes não eram vistas usando uma ou algumas fotos dessa pessoa. Para cada foto, o AI é capaz de detectar vários "marcos" no rosto - coisas como olhos, nariz, boca e vários comprimentos e formas.

Veja alguns exemplos:


E aí , o que achou disso? Comenta aqui.

Fontes: Bored Panda e Techtudo