Imagem capa - Conexão Fotográfica: Pensando em desistir da fotografia? por Brownie41
Artigos

Conexão Fotográfica: Pensando em desistir da fotografia?


Foto: Rachel Martin - Unsplash

O que te trouxe para a fotografia? Essa é uma das perguntas que sempre faço para os meus alunos e colegas de trabalho.

Muitos respondem que foi amor pela fotografia. Mas será que não foi apenas uma paixão passageira?

Na minha pesquisa pessoal posso dizer que existem três grupos:

- Aqueles que tiveram pais fotógrafos e decidiram seguir os mesmos passos;

- Aqueles que tiveram uma matéria de fotografia na faculdade, o que despertou o desejo de seguir nessa carreira;

- Aqueles que fizeram migração de carreira para a fotografia por motivos diversos, na fase adulta, após resgate de um processo como:

       - Referências da infância;

       - Terapia;

       -  Coaching de carreira;

       -  Após começar a fotografar os filhos;       

       -  Ouvir de alguém que tinha talento; 

       -  O desejo de ser “livre” com horários e demandas;

O terceiro grupo concentra o maior número de respostas. E nele podemos considerar muitos profissionais de tecnologia, advogados, fisioterapeutas, biólogos, designer gráficos etc.

Curiosamente o terceiro grupo também concentra o maior número de pessoas que desistem do sonho de viver da fotografia, a grande maioria no primeiro ano.

O grupo de fatores que leva uma pessoa a desistir do sonho de viver da fotografia é extenso e passa desde o medo e insegurança; natural de todo investimento; até a ansiedade, falta de persistência, falta de conhecimento da profissão, erros de administração e falta de paciência para esperar que os resultados cheguem.

Fotografia vai além de passar o dia fotografando. Para falar a verdade, 20% será para fotografar e 80% para administrar a sua empresa com planilhas, marketing, empreendedorismo, criatividade, ligações dos clientes, e-mails, propostas e muito mais.

A grande maioria dos fotógrafos gosta da produção fotográfica, do tempo que passa ao lado da câmera e não tem interesse e/ou não estudou as demais áreas para administrar uma empresa. Mas uma empresa precisa de todos os departamentos para sobreviver.

Se você realmente ama a fotografia e está disposto a viver dela, nós podemos te ajudar a seguir com o sonho. Empreendedorismo, Criatividade e Marketing são ferramentas que irão te ajudar a manter o seu negócio na fotografia. Por isso que Chris Bueno, Leo Saldanha e eu criamos a Conexão Fotográfica. Uma iniciativa para apresentar ferramentas para fortalecer o seu negócio. Saiba mais aqui: Conexão Fotográfica - Criatividade, empreendedorismo e marketing - Sympla








Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris