25/01/2022 às 17:56 Livros

8 Livros de Fotografia para começar o ano bem

35
7min de leitura

Ano começando e nesse primeiro mês sempre paramos um pouquinho para revisar a lista de metas, certo?

Nessa lista sempre tem aquela opção: ler mais ou ler x livros? Se sim, separamos para você uma lista de livros que não podem faltar para um fotógrafo(a) de sucesso.

Nessa lista temos uma sinopse de cada livro e o link de onde comprar. ;-)

1- Marketing Básico para Fotógrafos - Leo Saldanha

2- História da Fotografia Autoral e a Pintura - Claudio Edinger

3- Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis - Henry Carroll

4- Em Foto - Ratão Diniz

5- Imagens do Povo - Observatório de Favelas

6- Livro Corpo em Movimento: a Coreografia da Luz - Julia Salustiano

7- O Olho do Fotógrafo - Michael Freeman

8- 5 Lições de Storytelling: Persuasão, Negociação e Vendas - James McSill

1- Marketing Básico para Fotógrafos – Leo Saldanha

Marketing Básico para Fotógrafos, escrito por Leo Saldanha, jornalista, professor convidado da escola, empresário que atua há 20 anos no mercado da fotografia e o responsável pelos conteúdos da FHOX, principal canal de notícias de fotografia do Brasil..

Esse livro é obrigatório para todo profissional que deseja ter a fotografia como negócio.

Sinopse:

Por que você faz o que faz? E o mais importante: o que é afinal o marketing e como devo me ater aos cuidados quanto ao composto do marketing na fotografia.

Com tantos anos de mercado, e acompanhando de perto a nova dinâmica do mercado, está claro para Leo Saldanha que os melhores do ramo são aqueles com posicionamento e propósito definido.

Marketing Básico para Fotógrafos é para fazer valer a importância da visão de marketing na fotografia. E, sobretudo, para incutir de uma vez por todas na cabeça de quem atua ou quer atuar na fotografia: que você já faz marketing mesmo que não queira.

Onde comprar: Amazon

2- História da Fotografia Autoral e a Pintura Moderna - Claudio Edinger

Sinopse:

É um livro de 376 páginas, capa dura, com aproximadamente 350 fotógrafos, pintores e filósofos da imagem, com 576 ilustrações. É fundamental para todos os que amam fotografia e artes.

O livro conta a história da fotografia desde sua invenção, sua relação íntima e cúmplice com a pintura modernista, até os dias atuais, com foco específico na fotografia autoral, um projeto que o autor vem pesquisando há mais de dez anos.

Onde comprar: Ipsis Pub

3- Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis - Henry Carroll

Henry Carroll tem muitos livros sobre fotografia e todos muito bons. A escolha por este é porque esse é ótimo para quem está começando na fotografia.

Sua linguagem é informal e prática. Em duas horas você lê esse livro e sai com muito conhecimento e referências, tudo que mais amamos ao ensinar fotografia.

Sinopse:

Nada de gráficos assustadores. Nada de diagramas técnicos. Nada de jargão fotográfico. Leia isto se quer tirar fotos incríveis orienta o leitor ao longo dos fundamentos da composição, exposição, luz, lentes e da importante arte de ver sem ficar sufocado com detalhe técnico. Ideal para usuários de DSLR, câmeras compactas e câmeras compactas avançadas, este livro está repleto de dicas que irão transformar suas fotos instantaneamente. Henry Carroll explica muitas imagens icônicas feitas por fotógrafos aclamados, o que irá inspirar o leitor a pegar sua câmera e colocar tudo isso em prática. 50 grandes fotógrafos, incluindo: Henri Cartier-Bresson, Martin Parr, Sebastião Salgado, Nadav Kander, Daido Moriyama, Elaine Constantine, Ansel Adams, Guy Bourdin, Dorothea Lange, Bill Brandt.

Onde comprar: Amazon

4- Em Foto - Ratão Diniz

Ratão é um talento. Sua fotografia é documental. Mestre dos retratos e da cor.

Sinopse:

O livro reúne mais de 200 fotos do fotógrafo Ratão Diniz em um formato inovador: as imagens são enriquecidas com as muitas histórias capturadas pelo autor. Além das fotos, o leitor encontrará depoimentos, lembranças e frases de Ratão e de seus fotografados.

A publicação está dividida em 4 capítulo temáticos: Favella, Graffiti, Festas Populares e Interior. Em cada um deles é possível perceber o fio de resistência que atravessa a obra de Ratão. Fotografando e viajando ele conta as histórias de um Brasil que persiste, resiste e reinventa o cotidiano com alegria, beleza e paixão.

O livro é resultado de um trabalho de pesquisa e edição realizado desde 2012 e contou com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através do programa de Fomento à Cultura Carioca.

Onde comprar: Amazon

5- Imagens do Povo - Fotógrafos do Observatório de Favelas

Um livro sobre fotografia documental.

O livro Imagens do Povo reúne belos registros do cotidiano de comunidades cariocas feitos através do olhar humanista dos fotógrafos do Programa Imagens do Povo - idealizado pelo fotógrafo João Roberto Ripper e desenvolvido pelo Observatório de Favelas desde 2004. O Programa Imagens do Povo, idealizado pelo fotógrafo João Roberto Ripper e desenvolvido pelo Observatório de Favelas, vem documentando desde sua criação, em 2004, o cotidiano de favelas e regiões periféricas do Rio de Janeiro com o objetivo contribuir com uma nova percepção desses locais, frequentemente estigmatizados pela grande mídia como violentos e improdutivos. Enfim, essa produção coletiva dos fotógrafos formados pela Escola de Fotógrafos Populares ganha uma retrospectiva oficial. O livro Imagens do Povo traz registros do cotidiano de espaços populares feitos através do olhar humanista dos fotógrafos do programa. A proposta é que todos nós, ao vermos essas fotografias, possamos refletir sobre o papel que cada um de nós desempenha na construção de uma cidade mais igualitária, nos reconhecendo no outro, através da superação dos estigmas e preconceitos. Autores: AF Rodrigues, Bira Carvalho, Davi Marcos, Edmilson de Lima, Elisângela Leite, Fábio Caffé, Francisco Cesar, Francisco Valdean, Ingrid Cristina, Jaqueline Felix, Josy Manhães, Jucemar Alves, Ju Freitas, Leo Lima, Monara Barreto, Naldinho Lourenço, Paulo Barros, Ratão Diniz, Rodrigues Moura, Rosilene Miliotti, Rovena Rosa, Stefano Figalo, veri-vg, Walter Mesquita e William Nascimento.

Onde comprar: Amazon

6- Livro Corpo em Movimento: a Coreografia da Luz - Julia Salustiano

Se você ama fotografia de dança, você precisa comprar esse livro!

Sinopse:

O livro Corpo em Movimento: A Coreografia da Luz reúne 282 retratos de mais de 60 artistas brasileiros. As fotografias foram realizadas pela fotógrafa Julia Salustiano, durante 03 anos, em locações e ambientes urbanos, nas cidades de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Guarujá e Juquehy.

Onde comprar: Site da Ju

7- O Olho do Fotógrafo - Michael Freeman

O Olho do Fotógrafo é um livro que aborda o design como fator mais importante na criação de uma imagem fotográfica de sucesso. A habilidade de enxergar o potencial para uma imagem forte e depois organizar os elementos gráficos em uma composição atraente e eficiente sempre foi crucial no ato de fotografar, segundo o autor Michael Freeman.

O autor demonstra que a fotografia digital trouxe um aspecto novo e motivador ao design, por sua resposta rápida e suas possibilidades de edição, e isso teve um efeito profundo no modo como os fotógrafos fazem suas fotos.

Essencial para fotógrafos modernos, o livro O Olho do Fotógrafo explora todas as abordagens de composição e de design tradicionais e, principalmente, trata de técnicas digitais como a costura de imagens e a imagem HDR, que usam novas tecnologias para ampliar as possibilidades do meio sem comprometer a visão do fotógrafo.

Onde comprar: Amazon

8- 5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas - James McSill

Se você pretende ter a fotografia como negócio, esse livro também é indicado para você!

Sinopse:

Para quem já se considera um especialista em persuasão, negociação e vendas esse livro é um convite a refletir e um incentivo à coragem que faltava, que confirmasse que fórmulas alheias, repetidas exaustivamente, não nos diferenciam no mercado que busca o individual, o único, o especial. Para que multiplique, exponencialmente, talvez, a sua atuação comercial, é mister que inove, protagonize, crie modelos que definam você, reforcem a marca do seu empreendimento; a roda, inventada em tempos pregressos, pouca utilidade tem no presente, em que impera a surpresa, o encantamento e o ineditismo, a era da informação volátil ― onde branding é quase tudo! ―, nem se aplicará ao futuro, tempos que hoje nos pareceriam ficção científica se lá visitássemos. Ou você inventa o seu próprio modo de locomoção ou arrisca ficar preso à velha roda, até pouco eficiente, ao passo que a sua concorrência se moverá à velocidade da luz com propulsão iônica em aparelhos antigravitacionais. Para isso escrevi esse livro, com o intuito de estimular você a mover-se agora, já nas primeiras páginas, antes que seja tarde demais.

Contudo, se você ainda se considera um aspirante neste vasto campo, em cada uma dessas lições, por meio de uma riqueza de análises e de experiências inusitadas, inspiro você a resolver problemas usando as suas habilidades inerentes, sem precisar depender de gurus ou de empreendedores de palco. Em tópicos concisos, forneço respostas para que distinga o que é uma história a ser adequadamente utilizada atual e futuramente do que é show somente, que parece momentaneamente servir, sem gerar quaisquer garantias.

É iniciante ou curioso sobre o assunto? Ótimo! Esse terceiro volume da série 5 Lições de Storytelling é uma oportunidade ímpar de explorar por meio de uma conversa permeada de histórias pessoais, íntimas e intransferíveis, um tema muitas vezes complicado de perceber. Entre sem receio nessa realidade paralela onde acontece a persuasão, a negociação e as vendas. Não importa o seu papel no processo, você precisa entendê-lo, dominá-lo e reinventá-lo se desejar vencer. Dirão que neste livro lanço ideias que vão de encontro a ideias estabelecidas. Quem sabe! Lembre-se, porém ― gente de sucesso lembra sempre ―, de que o avião decola contra o vento, não com a ajuda dele. Assim construí a minha carreira e ofereço contribuir para que melhor construa a sua.

James McSill, mais de 25 livros publicados, cidadão de três países, atuante em todos os continentes, multilíngue e uma das mais relevantes vozes do Storytelling mundial.

Onde comprar: Amazon

Se você curtiu a nossa lista ou tem algum título para indicar, comente aqui no post. Nós vamos amar receber a sua opinião!

Imagem da Capa: Susan Q Yin - Unsplash
25 Jan 2022

8 Livros de Fotografia para começar o ano bem

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

FOTOGRAFIA COMO NEGOCIO LIVROS LIVROS DE FOTOGRAFIA

Quem viu também curtiu

04 de Jun de 2020

Livros sobre Fotografia para Ler na Quarentena (ou depois dela)

11 de Jun de 2020

Coronavírus: Amazon disponibiliza livros gratuitos para baixar

08 de Ago de 2022

Novo Podcast sobre Fotografia

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp